segunda-feira, abril 04, 2011

CO2 fracionado


O laser de CO2 fracionado é considerado hoje um dos mais efetivos e seguros para tratamentos dermatológicos.

Trata-se do mesmo tipo de laser que ficou famoso há alguns anos, utilizado para peelings profundos, porém com tempo de recuperação e riscos relativamente altos. Era necessária anestesia geral, curativos por aproximadamente uma semana, e durante até 6 meses a pele ficava com aspecto escaldada. Apesar dos resultados excelentes, por estes e outros motivos (manchas, cicatrizes), ele foi entrando em desuso.

Há alguns anos, um grupo de cientistas aperfeiçoou o tratamento com o laser de CO2. Desta vez, ao invés de se aplicar sobre toda a pele, o laser é aplicado em micro-pontos, como se fosse “peneirado”, daí vem o nome fracionado. Desta forma, somente uma porção da pele é atingida pelo laser, e as porções intactas ajudam na recuperação. O tempo de recuperação, que podia levar até 6 meses na técnica antiga, leva no máximo 7 dias no fracionado. Os riscos também reduziram significativamente. São raríssimos os casos de manchas ou cicatrizes.

Uma vantagem do fracionamento é o controle por parte do médico da profundidade e intensidade do laser. Assim, em áreas mais sensíveis do rosto, como por exemplo as pálpebras, a profundidade do laser é menor, e áreas mais espessas, como cicatrizes de acne, é possível aprofundar mais, contribuindo para um resultado melhor.

As indicações do CO2 fracionado são as mais variadas. Rejuvenescimento, manchas, linhas de expressão, estimulação na produção de colágeno, redução dos poros, tratamento de cicatrizes de acne. Pode ser utilizado em qualquer área do corpo, com resultados muito bons para estrias e tratamento de flacidez de colo e mãos.

Em geral são indicadas de 2 a 5 sessões, com intervalo entre 1 a 3 meses, dependendo das necessidades do paciente.

O procedimento é rápido, feito com creme anestético e analgésico via oral. Durante a sessão é altamente recomendada a utilização de um resfriador de pele, para diminuir a sensação de queimação durante a sessão, assim como para diminuir o inchaço nos dias seguintes.

No primeiro mês, é imprescindível o uso de filtro solar, assim como usar um creme regenerador e calmante de pele, para uma melhor recuperação.

O CO2 fracionado é contra indicado para pessoas com tendência a quelóide, grávidas, que tenham usado isotretinoína há pelo menos 6 meses, que tenham problema de cicatrização ou sangramento.

Nenhum comentário: